Escolhendo uma logomarca

04/07/2013 at 20:32 Deixe um comentário

logo

Se você estiver lançando um novo empreendimento, um novo produto ou serviço, ou até mesmo atualizando sua imagem, a primeira coisa que você precisa é de um logomarca. Se tiver dinheiro pra contratar um designer de qualidade, vá em frente. Os preços são os mais diversos no mercado, mas já lhe digo que os melhores deste setor não costumam ser tão acessíveis assim no quesito preço. O bom, nesse tipo de contratação é que o profissional sabe tudo o que perguntar a fim de produzir o melhor esboço possível para chegar aonde se quer, que é a sua identificação. Seu produto na mão de um bom projetista valerá sim cada centavo.

Lembre-se que o sua marca representa o seu empreendimento e seria muito difícil ser bem sucedido sem uma. A sua logomarca é o que permitirá você ser reconhecido por seus potenciais clientes. Uma vez definida, seu trabalho será torná-la visível para o maior número de pessoas possíveis.

Sem verba pra contratar um designer? 

Como grande parte dos empreendedores, por se tratar geralmente de recursos iniciais, a verba pra investir em comunicação muitas vezes é escassa para a contratação de profissionais. Mas não se apavore. Você mesmo pode dar início na criação de sua logomarca. Claro que as dicas a seguir não se tratam de algo que exclua o trabalho de um profissional, que é sempre o mais indicado, mas visa apenas auxiliar com algumas ferramentas que lhe ofereçam um norte, uma alternativa para definir algo tão importante para existência de seu empreendimento.

pen2

Um projeto pra criação de uma logomarca pode tomar várias formas, e as formas simples podem ser tão eficazes quanto as mais complicadas. Sugiro que  inicie tentando utilizar na rascunho de criação de logomarca:

O nome ou as iniciais de sua empresa ou de seu produto;

Pode também tentar usar um símbolo abstrato (Algo parecido como a das empresas de automóveis);

Pesquisar por figuras simples podem ser alternativas de referência;

Uma combinação de nome e desenho é um dos mais usuais.

Hora de se inundar de marcas

Recomendo que a partir de agora você mergulhe em uma pesquisa e veja outras logomarcas. Visualize  e salve uma copia daquelas das quais você mais se identifica e separe as que não gostou. Pense em por que você se sentiu interessado por determinada marca x ou y. Procure identificar a relação de determinada logomarca com a empresa. Isso o ajudará a compreender superficialmente o conceito visual utilizado. Verifique quais as cores utilizadas. (Especificamente sobre cores, vou falar mais adiante) , se houver letras nas marcas pesquisadas, qual a forma das letras? Essas informações o ajudarão na criação de sua própria logomarca.

Em breve mais posts aqui no blog.

Anúncios

Entry filed under: Dicas Gráficas - Impressão.

ISSUU: Como usar? Concurso no facebook? Acabou!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

julho 2013
D S T Q Q S S
« fev    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: